AS VEZES PERGUNTAM-ME PORQUE INVISTO TANTO TEMPO E DINHEIRO FALANDO DE AMABILIDADE PARA COM OS ANIMAIS, QUANDO EXISTE TANTA CRUELDADE ENTRE OS HOMENS...AO QUE EU RESPONDO : ESTOU A TRABALHAR NAS RAÍZES ! (GEORGE T. ANGELL)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DICAS DE GATO - Organização Social

Os gatos são muito sociais. Mesmo que seu gato seja o único felino da casa, se não ficar preso fará  parte de uma comunidade de gatos da vizinhança, da rua ou do prédio. Essa comunidade de gatos organiza-se numa associação com hierarquia, rituais e regras que são estabelecidas de maneira precisa. Todos os gatos da associação se conhecem, ocupando diferentes posições na hierarquia. Os estranhos deverão lutar para serem aceitos e ocuparem um lugar na comunidade.
As fêmeas organizam-se de forma matriarcal, a rainha não-castrada com os filhotes, ocupará o topo da hierarquia social.Ao ser castrada ela tem uma queda social muito rápida.
Para os machos é estabelecida  a ordem hierarquica pela prova da fôrça. O gato mais valentão e forte torna-se o "chefe" da área, tendo subordinados de diferentes classes e níveis de autoridade, como uma pirâmide de poder baseada no "respeito". A organização é rígida, ocorrendo algumas alterações ocasionais quando um membro torna-se mais fraco e é vencido na luta por um jovem ambicioso.De vez em quando, também, pode  chegar um estranho briguento e alterar a hierarquia existente.
Ao contrário do estabelecido em outros sistemas hierárquicos de animais machos, como o dos macacos por exemplo, os gatos  dominadores não possuem grandes haréns de rainhas.Na realidade nem tem prioridade garantida para fazer a corte. Curiosamente, as rainhas algumas vezes escolhem companheiros machos na base da pirâmide, mas o gato "chefe" controla a maior área do território. Parece que o território é mais importante do que o sexo para determinar o status social na sociedade dos felinos.
Ao ser castrado, um gato perde gradativamente sua posição social. Depois da operação, o odor masculino de sua  urina torna-se cada vez mais fraco, devido à diminuição de testosterona no sangue, á medida que isso ocorre, ele gradativamente descerá na escala social, degrau por degrau, até por fim chegar á base.
E o gato que só vive dentro de casa, o território se limitará a uma parte da sala ou a uma poltrona preferida.Nos locais onde vivem vários gatos, os territórios no interior da casa são cada vez maiores, até o ponto em que os gatos, juntos, a "dominarão" e a defenderão contra qualquer felino intruso.E para conservá-las brigam mais que um gato grande que controla uma área extensa. Um grande "proprietário", tendo muitas áreas para defender, não será capaz de lutar 24 horas por dia para enxotar todo e qualquer intruso, mas, quando decide lutar, geralmente ganha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário