AS VEZES PERGUNTAM-ME PORQUE INVISTO TANTO TEMPO E DINHEIRO FALANDO DE AMABILIDADE PARA COM OS ANIMAIS, QUANDO EXISTE TANTA CRUELDADE ENTRE OS HOMENS...AO QUE EU RESPONDO : ESTOU A TRABALHAR NAS RAÍZES ! (GEORGE T. ANGELL)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PERSONALIDADE DO CACHORRO

O ambiente e as experiências sociais definem a personalidade do cachorro...
Quando falamos em  temperamento estamos nos referindo ao comportamento  individual de um cachorro, sua maneira natural de reagir ao ambiente, e que está condicionada á sua constituição biopsíquica.São caracteristicas inatas e recebidas por herança.

O caráter de um cachorro é resultado da educação que recebe desde o nascimento, definido por um processo que canaliza e modifica as características herdadas de temperamento, transformando o animal num indivíduo único e diferente dos seus semelhantes.

Personalidade diz respeito a sua conduta social, é a expressão do seu comportamento em relação a outros seres vivos, animais e humanos. Sofre influência direta do ambiente e das experiências sociais vividas principalmente na infância.

Os cães apresentam basicamente 5 tipos de personalidade :

Personalidade Dominante : Característica genuína herdada do pai ou da mãe, pode ser percebida já nas primeiras semanas de vida. Um filhote dominante se destaca por ser o mais esperto e ativo, monta nos irmãos, persegue-os e morde. Está sempre em estado de alerta, é o primeiro a se aproximar e o último a se afastar. Tende a agir motivado pelo forte interesse no poder e na posse, tanto territorial quanto em relação aos indivíduos da sua matilha. Não gosta de ser contrariado e usa a  agressão para impor a sua vontade. Tem dificuldade para dividir seu espaço e precisa aprender a controlar seus impulsos.

Personalidade agressiva :  A agressividade tem um importante componente genético mas sua expressão final depende muito do aprendizado recebido. O ambiente e a criação podem diminuir ou aumentar a agressividade de um cachorro. Cães de raças selecionadas para guarda como o Rottweiler, o  Doberman e o Pastor Alemão precisam ser treinados para que desenvolvam equilibrio e  aprendam a controlar sua agressividade. O ambiente deve amenizar o estresse e a socialização tem que ser constante. Cão com característica agressiva  precisa de um dono responsável e consciente dos riscos inerentes a isso.

Personalidade  tímida : A timidez pode ser uma característica herdada ou ser aprendida, resultado de experiências traumáticas, pouco convívio social ou isolamento. Um cachorro que convive com outros cães dominantes ou agressivos pode desenvolver uma personalidade retraída em consequencia da interatividade com eles. Cães muito protegidos pelo dono e que não foram socializados na infância acabam se tornando dependentes e tímidos.

Personalidade tímida-agressiva : Essa combinação geralmente é sinônimo de problema. Um cão desse tipo reage com  agressividade quando está diante de algo que lhe provoque medo. Ao invés de fugir, ataca.
A parte tímida de sua personalidade faz com que qualquer evento do cotidiano lhe provoque medo., e a parte agressiva o induz a agir, numa tentativa de pôr fim ao que lhe assusta. Essa característica pode ser herança do cruzamento entre um animal agressivo e outro tímido.

Personalidade sociável : Cães com personalidade altamente sociável geralmente apresentam comportamento afável e  amistoso, tanto com outros cães quanto com o ser humano. Dificilmente demonstram timidez ou agressividade. Podem se apegar a qualquer pessoa que manifeste carinho e receptividade. Esse tipo de personalidade requer um dono atento e cuidadoso, que proteja o animal e evite que ele entre numa fria.

Texto do Espaço Animal
Dra. Rúbia Burnier


(Eu particularmente acrescentaria que apesar de ser extremamente verdadeiro o texto acima, o amor e o carinho dispensado ( a qualquer tipo de personalidade de um cão) é essencial  para que ele desenvolva a docilidade e o respeito ao seu dono. Podemos ter um poodle, se o deixarmos amarrado dia e noite, trata-lo com desprezo e deixa-lo no sol escaldante, debaixo da chuva e desprotegido no frio, não há personalidade que aguente......ele se tornará  agressivo. E esse tipo de tratamento desumano existe e muito !
Se  o animal fôr tratado com carinho e respeito, mesmo com tendencia agressiva, "ele "mesmo saberá  se conter. Vejo muitos  Pitbull , pastor alemão, doberman e demais raças denominadas como hiper-agressivos, mansos ao ponto de aceitar carinho de estranhos...por estarem acostumados a serem tratados com carinho.
Por isso, se não quer um animal bravo na sua casa, não o deixe amarrado, não o deixe sem comida e agua e principalmente não trate com desprezo ao ponto de chutá-lo para que saia do seu caminho.
O amor continua sendo o maior adestramento possível.! , tanto para os cães, como aos gatos e demais espécies...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário