AS VEZES PERGUNTAM-ME PORQUE INVISTO TANTO TEMPO E DINHEIRO FALANDO DE AMABILIDADE PARA COM OS ANIMAIS, QUANDO EXISTE TANTA CRUELDADE ENTRE OS HOMENS...AO QUE EU RESPONDO : ESTOU A TRABALHAR NAS RAÍZES ! (GEORGE T. ANGELL)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A ILUSÃO DO REFLEXO

Um  Rei tinha presenteado sua filha, a Princesa, com um belo colar de diamantes. O colar tinha desaparecido e as pessoas do reino procuraram por toda parte sem conseguir encontrá-lo.

Alguem disse que um pássaro poderia tê-lo levado, fascinado pelo seu brilho. O Rei, então pediu a todos que voltassem a procurá-lo e anunciou uma recompensa de U$ 50.000 para quem o encontrasse.

Um dia um rapaz caminhava de volta para casa, ao longo de um lago, perto de uma área industrial. O lago estava completamente poluído, sujo e com um mau cheiro terrível. Enquanto andava o rapaz viu algo brilhar no lago, e  quando olhou viu o colar de diamantes. Decidiu tentar pegá-lo, de forma que pudesse receber os U$ 50.000 de recompensa. Pôs sua mão no lago imundo e agarrou o colar, mas de  alguma forma o perdeu e não o pegou. Tirou a mão para fora e olhou outra vez, e o colar estava lá, imóvel.

Recomeçou. Desta vez entrou no lago e emporcalhando sua calça no lago imundo, afundou seu braço inteiro para pegar o colar. Mas, estranhamente ele perdeu o colar novamente. Saiu e começou a ir embora, sentindo-se deprimido... Então, outra vez ele viu o colar, bem ali. Desta vez, determinado a pegá-lo, não importava como. Decidiu mergulhar no lago, embora fôsse algo repugnante de fazer, tal a sujeira e lama que era aquele lago. Seu corpo inteiro estava  imundo.

Mergulhou e mergulhou, procurou por toda parte pelo colar e fracassou novamente. Aturdido desistiu, sentindo-se mais deprimido ainda, já que sem o colar não receberia a recompensa.

Um velho que passava por ali, o viu e perguntou-lhe sobre o que estava havendo. O rapaz não quis compartilhar o segredo, pensando que o velho poderia tomar o colar para si, então recusou-se a explicar a situação. Mas o velho vendo que o rapazinho estava inconsolável, outra vez pediu ao rapaz que lhe contasse qual o problema, e ainda prometeu que não contaria nada para ninguém.

O rapaz reuniu alguma coragem e como já dava o colar como perdido, decidiu pôr alguma fé no velho.Contou tudo sobre o colar e como ele tentou pegá-lo, mas como tinha fracassado. O velho então lhe disse que talvez ele devesse olhar para cima, em direção aos galhos das árvores, em vez de olhar para o lago imundo. O rapaz olhou para cima e  para sua surpresa o colar estava pendurado no galho de uma árvore. Tinha o tempo todo, tentado capturar um simples reflexo do colar...

(A felicidade material é exatamente como o lago polúido e imundo, porque é um mero reflexo da felicidade verdadeira no mundo espiritual. Não alcançaremos a felicidade plena que procuramos na vida material, não importa o quanto nos esforcemos. Em vez disso, devemos "olhar para cima" em direção a Deus, que é a  fonte de felicidade real e parar de perseguir o reflexo desta felicidade no mundo material.)


Desconheço a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário