AS VEZES PERGUNTAM-ME PORQUE INVISTO TANTO TEMPO E DINHEIRO FALANDO DE AMABILIDADE PARA COM OS ANIMAIS, QUANDO EXISTE TANTA CRUELDADE ENTRE OS HOMENS...AO QUE EU RESPONDO : ESTOU A TRABALHAR NAS RAÍZES ! (GEORGE T. ANGELL)

sábado, 8 de janeiro de 2011

DUPLO SILÊNCIO ! (uma lenda Judáica)

Dois  amigos cultivavam o mesmo campo de trigo, trabalhando arduamente a terra com amor e dedicação, numa luta estafante, às vezes inglória á espera de um resultado compensador.

Passaram-se anos de pouco ou nenhum retôrno. Até que um dia, chegou a grande colheita. Perfeita, abundante, magnífica, satisfazendo os dois agricultores que a repartiram igualmente, eufóricos.

Cada um seguiu o seu rumo.

A noite já no leito , cansado da brava lida daqueles últimos dias, um deles pensou :
" Eu sou casado, tenho filhos fortes e bons, uma companheira fiel e cumplice. Eles me ajudarão no fim da minha vida. O meu amigo é sozinho, não se casou, nunca terá um braço forte a apoiá-lo. Com certeza vai precisar muito mais do dinheiro da colheita do que eu "

Levantou-se silencioso para não acordar ninguém, colocou metade dos sacos de trigo recolhidos na carroça e saiu.

Ao mesmo tempo, em sua casa, o outro  não conciliava o sono, questionando :
" Para que preciso de tanto dinheiro se não tenho ninguém para sustentar, já estou idoso para ter filhos e nem penso mais em me casar. As minhas necessidades são muito menores do que as do meu sócio, com uma familia numerosa para manter "

Não teve dúvidas, pulou da cama, encheu sua carroça com a metade do produto da boa terra e saiu pela madrugada fria, dirigindo-se à casa do outro.
O entusiasmo era tanto que não dava para esperar o amanhecer.

Na estrada escura e nebulosa daquela noite de inverno, os dois amigos encontraram-se frente à frente.
Olharam-se espantados...mas não foram necessárias as palavras para que entendessem a mútua intenção.

               " Amigo é aquele que no seu silêncio escuta o silêncio do outro "

Nenhum comentário:

Postar um comentário