AS VEZES PERGUNTAM-ME PORQUE INVISTO TANTO TEMPO E DINHEIRO FALANDO DE AMABILIDADE PARA COM OS ANIMAIS, QUANDO EXISTE TANTA CRUELDADE ENTRE OS HOMENS...AO QUE EU RESPONDO : ESTOU A TRABALHAR NAS RAÍZES ! (GEORGE T. ANGELL)

terça-feira, 5 de abril de 2011

ONDE VOCE GUARDA SEUS OLHOS ?

Faz uns dias, eu fui para a cozinha, para fazer aquilo que já fizera a centenas de vezes : cortar cebolas !
Ato banal sem surpresas. Mas cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz refletindo neles...tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica.

De repente a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista. E o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões...agora tudo o que vejo me causa espanto...

Ver é muito complicado.Isso é  estranho porque os olhos, de todos os orgãos dos sentidos, são os de mais fácil compreensão científica. A sua física é identica  á física óptica de uma máquina fotográfica. O objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na visão que não pertence á física.

William Blake sabia disso e afirmou : "A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê".
Uma mulher que vivia perto da minha casa, decretou a morte de um Ipê que florescia á frente de sua casa, porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza, só viam o lixo...

Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veêm. "Não é bastante não ser cego para ver as arvores e as flores. Não basta abrir a janela para ver os campos e os rios". Escreveu Alberto Caeiro. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. Nietzsche sabia disso e afirmou que a primeira tarefa da Educação deveria ser a de "ensinar a ver".

O zen-budista concorda e toda a sua espiritualidade é uma busca da experiência chamada "Satori", a abertura do  "terceiro olho", a terceira visão....onde se pode ver a aura das pessoas, plantas e animais.

Então a diferença se encontra no lugar onde os olhos são guardados. Se os olhos estão na caixa de ferramentas, eles são apenas ferramentas que usamos por sua função prática. Com eles vemos objetos, sinais luminosos, nomes de ruas e ajustamos a nossa ação. O ver se subordina ao fazer. Isso é  necessário, mas é muito pouco, muito pobre...

Quando os olhos estão na caixa de brinquedos, eles se transformam em orgãos de prazer : brincam com o que veêm, olham pelo prazer de olhar...

Os olhos que moram na caixa de ferramentas são os olhos dos adultos. Os olhos que moram na caixa dos brinquedos,  das crianças. Para ter olhos brincalhões, é preciso ter as crianças por nossos mestres.

(Resumi o  texto acima, por ser muito extenso, foi extraído da seção "Sinapse" do jornal Folha de SP,versão on-line publicado em 26/10/2004) (Rubem Alves)




É muito importante que possamos aprender a ver...porque o mundo em que vivemos não é apenas material
por trás de tudo existe energia, vida....num mundo apenas material tudo seria imóvel....morto...infrutífero...
frio. Tudo aquilo que dá a vida...é invisível ! o ar que respiramos é invisível...porém sem ele não poderia existir vida. Nós temos um campo de energia ao  nosso redor, pessoas que tem o dom ou aprenderam a ver esse campo chamado de "Aura" podem diagnosticar doenças, podem saber o grau de evolução de um ser, seja ele humano, vegetal, ou animal. É como se fosse nossa impressão digital espiritual.
Outro fator incrível é voce observar  quando corta as frutas....o mamão por exemplo, voce pode ver uma estrela perfeita, tudo é perfeito e maravilhoso. Quando a gente observa essas coisas, até a vida se torna mais leve, porque nos dá a certeza  que existe um plano superior de verdade, não estamos aqui, apenas por estar...
Estamos aqui para aprender a amar tudo o que existe, agradecer esse Ser que tudo fêz de mais lindo e perfeito, a nós seres humanos  ainda tão pobres de espírito. Se aprendessemos a ver de verdade, não existiria tantos males, não precisaríamos passar por tantas dificuldades e apreensões. A unica finalidade da vida é aprender a amar...a respeitar todos os seres....a conviver como irmãos...e ver a cada ser existente como parte de nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário