AS VEZES PERGUNTAM-ME PORQUE INVISTO TANTO TEMPO E DINHEIRO FALANDO DE AMABILIDADE PARA COM OS ANIMAIS, QUANDO EXISTE TANTA CRUELDADE ENTRE OS HOMENS...AO QUE EU RESPONDO : ESTOU A TRABALHAR NAS RAÍZES ! (GEORGE T. ANGELL)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

OS CÃES JULGAM O CARÁTER DAS PESSOAS

Cães observam como as pessoas se tratam para "julgar" o carater delas
Os cães usam o tom de voz para escolher  indivíduo mais gentil.
O labrador ao lado dá as costas para pessoa menos gentil e se aproxima da generosa. O tom de voz tem um papel importante no "julgamento".
Os cachorros são muito bons em interpretar interações sociais entre as pessoas.
Essa foi a conclusão de Sarah Marshall-Pescini, da Universidade de Milão, na Itália, que testou a inteligência canina.

Os cientistas já sabiam que o melhor amigo do homem, fica de mau humor quando é tratado de forma injusta e que sabe quando está sendo observado. Sabiam inclusive, que alguns cães até aprendem o significado de mais de mil palavras.

Mas o que não se sabia era que os cachorros conseguem tirar conclusões sobre o carater das pessoas simplesmente ao observar como elas tratam umas ás outras. A informação foi revelada nesta quarta-feira (13) pela revista científica New Scientist.

Para mostrar como os cachorros são bons em "estudar" os humanos, Sarah e sua equipe fizeram os animais observar com que rapidez dois atores repartiam cereais e pedaços de salsicha com um mendigo que apareceu implorando por um pedaço. Depois que o mendigo foi enxotado com um gesto duro e um sonoro "Não" ou recebeu um petisco saboroso junto com algumas palavras amigáveis, os cachorros puderam escolher de qual ator queriam se aproximar.

Em dois terços das tentativas, os cachorros foram direto para a pessoa generosa. E não se tratava de uma preferencia pela voz mais amigável. Se o mendigo não estava presente e os cachorros não conseguiam distinguir quem era mais generoso, eles não tendiam mais a se aproximar do ator com voz gentil do que daquele que tinha uma voz mais dura.

No entanto , tudo indica que os cachorros usavam o tom de voz para julgar o carater porque, quando os atores usaram apenas gestos os cães tiveram muito mais dificuldade para escolher o mais gentil.

Os cientistas ficaram surpresos ao descobrir que a voz tinha mais impacto do que os gestos, explicou Sarah, acrescentando que até agora a maioria dos estudos sugeria que os cães eram mais observadores talentosos do que bons ouvintes. Afirmam ainda que as habilidades psicológicas dos cães foram desenvolvidas durante o processo de domesticação.

(Texto  retirado da Rede Bichos
publicado por Lale Rios)

Um comentário:

  1. Ola Regina, obrigada por visitar meu cantinho...seja sempre bem vinda, nao encontrei amensagem que vc disse que havia pra mim...bjus..
    Obs. Acho seu blog incrivel....

    ResponderExcluir