AS VEZES PERGUNTAM-ME PORQUE INVISTO TANTO TEMPO E DINHEIRO FALANDO DE AMABILIDADE PARA COM OS ANIMAIS, QUANDO EXISTE TANTA CRUELDADE ENTRE OS HOMENS...AO QUE EU RESPONDO : ESTOU A TRABALHAR NAS RAÍZES ! (GEORGE T. ANGELL)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

APRENDIZ DA VIDA

Um dia desses, na  sala de espera de um consultório médico, percebi, solta entre as revistas, uma folha de papel. A curiosidade fêz com que a tomasse para ler o conteúdo. Era uma bela mensagem que alguém havia escrito. O título interessante e curioso :  " Aprendi "   e dizia o seguinte :

Aprendi - que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.

 - que não importa o quanto certas coisas sejam importantes para mim, tem gente que não dá a mínima e eu jamais conseguirei convencê-las.

 - que posso passar anos construindo uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos.

- que posso usar meu charme por apenas 5 minutos....depois disso, preciso saber do que estou falando.

 - que posso fazer algo em um minuto e ter que responder por isso o resto da vida.

- que por mais que se corte um pão, cada fatia continua tendo duas faces... e o mesmo vale para tudo o que cortamos em nosso caminho.

- que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser...e devo ter paciência.

Mas, aprendi também - que posso ir além dos limites que eu própria coloquei.

 - que preciso escolher entre controlar meus pensamentos ou ser controlado por eles.

- que os heróis são pessoas que fazem o que devem fazer "naquele" momento, independentemente do medo que sentem.

 - que perdoar exige muita prática e que há muita gente que gosta de  mim, mas não consegue demonstrá-lo.

- que nos momentos mais difíceis, a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria tentar piorar as coisas.

 - que posso ficar furioso. Tenho o direito de me irritar, mas não tenho o direito de ser cruel.

Aprendi  e repasso ao mundo - que jamais posso dizer a uma criança que "seus sonhos são impossíveis", pois seria uma tragédia para o mundo se eu conseguisse convencê-la disso.

 - que meu melhor amigo vai me machucar de vez em quando...e que eu tenho que me acostumar com isso.

 - que não é o bastante ser perdoado pelos outros...Eu preciso me perdoar primeiro.

- que não importa o quanto meu coração esteja sofrendo, o mundo não vai parar por causa disso.

 - que as circunstâncias de minha infância são responsáveis pelo que eu sou, mas não pelas escolhas que eu faço quando adulto.

- que numa briga, eu preciso escolher de que lado estou, mesmo quando não quero me envolver.

 - que quando duas pessoas discutem, não significa que elas se odeiam e quando duas pessoas não discutem, não significa que elas se amem.

- que por mais que eu queira proteger os meus filhos, eles vão se machucar e eu também.Isso faz parte da vida.

- que a minha existência pode mudar para sempre, em poucas horas, por causa de gente que eu nunca vi antes.

Aprendi  também - que diplomas na parede não me fazem mais respeitável, nem mais sábio.

 - que as palavras de amor perdem o sentido, quando usadas sem critério.E que amigos não são para guardar no fundo do peito,mas para mostrar que são amigos.

 - que certas pessoas vão embora da nossa vida de qualquer maneira, mesmo que desejemos retê-las para sempre.

Aprendi  afinal - que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber lutar pelas coisas em que acredito...

Com essa folha de papel, eu aprendi, que ainda tenho muito a aprender em minha vida.
Com todo meu carinho, para voces que continuam me ensinando como viver. A vida é uma obra de arte !

Cecília da Silva Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário