AS VEZES PERGUNTAM-ME PORQUE INVISTO TANTO TEMPO E DINHEIRO FALANDO DE AMABILIDADE PARA COM OS ANIMAIS, QUANDO EXISTE TANTA CRUELDADE ENTRE OS HOMENS...AO QUE EU RESPONDO : ESTOU A TRABALHAR NAS RAÍZES ! (GEORGE T. ANGELL)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O EXEMPLO DO COLIBRI....

Carlos era um garoto estudioso. Seu problema era a falta de  paciência. Se ele estivesse fazendo a lição de casa e algo saísse errado, logo se irritava. Jogava longe o caderno, a régua, o lápis e desistia do trabalho.
A atitude dele preocupava seus pais. Os conselhos eram reprisados todos os dias.Sem nenhum efeito.

Uma manhã. ao abrir a janela do quarto, Carlos viu um beija-flor sobrevoando o jardim. Debruçou-se na janela e ficou observando... O lindo pássaro, de penas verdes e azuis, batia rapidamente as asas, parava diante de uma flor. Depois descia até o chão, pegava um raminho e subia até o galho de um pinheiro.
Tornava a descer e subir, sempre carregando um raminho no bico.

A cena deixou Carlos extasiado. Chamou o pai, a mãe, o irmão.Todos ficaram longo tempo olhando o trabalho contínuo do beija-flor que logo teve a ajuda da sua companheira. O encantamento era geral.

Naquela noite, houve uma violenta tempestade. Ventos fortes, chuva...

Pela manhã, o ninho estava no chão. Carlos ficou olhando muito triste... tanto trabalho por nada.

Mas , logo o sol saiu. Os ramos começaram a secar. A natureza tornou a sorrir maravilhas...

O casal de beija-flores se apresentou no jardim e recomeçou a  tarefa. Raminho após raminho foi sendo levado. A construção do novo ninho demorou alguns dias. Tinha a forma de uma concha bem funda.
A fêmea se acomodou e botou dois ovinhos. Carlos passou a visitar o ninho. Se a fêmea se afastava, ele ia dar uma espiadela.

Numa bela tarde, que surpresa ! Os filhotinhos haviam nascido. Já estavam com os biquinhos abertos, esperando que a mãe beija-flor colocasse o alimento.

Nessa hora, o pai de Carlos aproveitou para falar. Voce já imaginou, meu filho, se no dia daquela tempestade, quando o ninho caiu, os beija-flores tivessem desistido? O exemplo deles é de persistência e paciência. Procure reforçar essas qualidades dentro de voce. Se voce desistir, na primeira dificuldade, perderá a chance de realizar coisas maravilhosas. Pense nisso !

(Existem muitos animais que dão ao homem excelentes lições.Assim é a abelha com sua disciplina, a aranha com sua persevença, a pomba com sua mensagem de paz, os pelicanos com seu exemplo de fidelidade.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário