AS VEZES PERGUNTAM-ME PORQUE INVISTO TANTO TEMPO E DINHEIRO FALANDO DE AMABILIDADE PARA COM OS ANIMAIS, QUANDO EXISTE TANTA CRUELDADE ENTRE OS HOMENS...AO QUE EU RESPONDO : ESTOU A TRABALHAR NAS RAÍZES ! (GEORGE T. ANGELL)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A IMPORTÂNCIA DE "SABER DIZER" AS COISAS

Velhos tempos....Grandes magos....
Sonhou o Rei que seus dentes, um a um, foram-lhe caindo da boca, até não lhe restar dente algum. Diante do mistério, o Monarca mandou chamar um dos Magos adivinhos. Contou-lhe o  sonho e, pediu que o decifrasse.

O Mago consultou sua ciência e disse :  "Saiba, Vossa Majestade, que está  para suceder-lhe uma desgraça. Todos os seus parentes, a Rainha, os seus filhos, os netos, os irmãos, todos irão morrer. Não restará um ante os olhos de Vossa Majestade..."

O Rei sentiu a raiva tomando-lhe o  corpo. Chamou os guardas do Palácio, e mandou decepar a cabeça do Mago que lhe predissera coisas tão macabras.

O Rei estava muito aflito com a maldita profecia. Então um cortesão o aconselhou a consultar outro Mago, pois a interpretação do primeiro, podia estar equivocada. O Rei  aceitou o conselho. Mandou vir outro Mago. Narrou-lhe o mesmo sonho, e pediu que o decifrasse.

O Mago consultou e reconsultou sua ciência, pensou, repensou e disse : "Saiba, Vossa Majestade, que a significação do seu sonho é a seguinte : Vossa Majestade terá muito anos de vida. Nem mesmo o mais novo e mais forte dos seus parentes terá o desgosto de chorar a perda de Vossa Majestade..."

O Rei tranquilo e satisfeito, mandou vestir o Mago com roupas de seda bordadas. Ordenou que lhe entregassem diamantes e a chave de um Palácio que ficava próximo ao castelo. Esta seria a nova morada do inteligente Adivinho, nomeado Mago Oficial do Reino.

MORAL DA HISTÓRIA : Sabedoria sem arte não é saber. Há quem ignore o velho ditado popular "Nem todas as verdades se dizem." Existem muitas coisas que a gente não tem necessidade nem conveniência de dizer. Porém, certas coisas precisam ser ditas, mas com habilidade, com cuidado e diplomacia, para não irritar e nem escandalizar as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário