AS VEZES PERGUNTAM-ME PORQUE INVISTO TANTO TEMPO E DINHEIRO FALANDO DE AMABILIDADE PARA COM OS ANIMAIS, QUANDO EXISTE TANTA CRUELDADE ENTRE OS HOMENS...AO QUE EU RESPONDO : ESTOU A TRABALHAR NAS RAÍZES ! (GEORGE T. ANGELL)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ANIMAIS HERÓIS

Pessoas que convivem com animais já descobriram há muito tempo aquilo que a ciência vem confirmando : os animais possuem inteligência, capacidade de comunicação e sentem emoções. Além disso, foi verificado que, a exemplo do ser humano, os animais têm hábitos sociais, aprendem uns com os outros, sofrem com as perdas e evidenciam elaborações lógicas, como casos de salvamentos, que impressionam por sua capacidade de gestos de solidariedade e altruísmo. São verdadeiras lições de vida para nós, seres humanos, por  vezes egoístas e presunçosos.
Recentemente tivemos o caso publicado em vídeo do cachorro que tentou salvar seu amigo atropelado arrastando-o por uma rodovia perigosa, tentando evitar um mal  maior, arriscando a própria vida.Câmeras de vigilância de uma estrada no Chile flagaram o momento em que o cão corria por entre os carros em alta velocidade e depois puxando seu companheiro atropelado para fora da rodovia.


Binti Juá...em 1996, uma gorila africana do Zool[ogico de Brookfield, um subúrbio de Chicago, resgatou um menino de três anos que caíra em seu cercado protegendo-o dos ataques de outros gorilas. Binti Juá, que em suaíli quer dizer "filha do raio do sol", apanhou delicadamente o menino ferido do chão e entregou a criança a seus tratadores.








SLOWLY
Na década de 80, o gato Slowly, salvou um recém-nascido abandonado dentro de um saco plástico num bosque no Arkansas (EUA). Para protegê-lo do frio, Slowly manteve-se junto ao bebê durante a madrugada aquecendo-o com seu corpo. Como era seu hábito retornar à casa ao anoitecer, ao acordar seus donos estranharam sua ausência e partiram em sua procura encontrando-o dentro do saco plástico miando estranhamente. Ao se aproximarem o encontraram lambendo o bebê.

SADIE
Depois  de sumir por um longo  tempo, Sadie, uma femea da raça labrador surpreendeu seu dono ao retornar com um filhote de veado que perdera a mãe morta por um caçador. Sadie adotou o filhote com tal dedicação que lhe cedeu sua casinha, ficando ela própria exposta ao tempo.

CATITA
Uma vira-lata que salvou duas crianças do ataque de um pitbull no Rio de Janeiro.Ficou sem um pedaço da orelha, mas conseguiu afastar o outro cachorro das crianças.

ANNY
Anny  faz parte do grupo de animais que prestam serviços juntamente com outros  heróis, os soldados do corpo de bombeiros. Em julho de 2000, um depósito de material elétrico  desabou na Zona leste de São Paulo.Um dos funcionários da empresa ficou soterrado a uma profundidade de cerca de 4 metros e foi localizado por Anny

DICK
Dick era um pastor alemão da polícia militar e em 1956 ajudou a encontrar um menino de 4 anos que havia sido sequestrado. Cheirou o travesseiro do garoto e conseguiu levar a polícia até o cativeiro. Dick foi homenageado, sendo promovido de soldado raso a cabo pelo então governador Jânio Quadros e ganhou um busto de bronze no canil da Polícia Militar.

BLUE
Blue salvou a vida de sua dona de 85 anos que caíra em seu quintal na cidade de Fort Myers, na Flórida (EUA), ficando no chão por cerca de uma hora quando um crocodilo, comum nos canais próximos á sua casa, começou a se aproximar. Blue espantou o réptil e foi até o carro da filha de sua dona que acabara de chegar e latiu insistentemente para que ela  a acompanhasse e encontrasse a senhora caída.

JAKE
Um cão labrador preto que trabalhou nos escombros do World Trade Center atrás de sobreviventes, em 2001 e também participou das buscas em Nova Orleans, depois que o furacão Katrina devastou a cidade, em 2005. Nas horas vagas, Jake ainda arrumava tempo para brincar com crianças vítimas de queimaduras e idosos em casas assistenciais, além de ensinar outros cães a farejar. O cão foi abandonado quando tinha apenas 10 meses. A americana Mary Flood  o encontrou em  uma rua  perto de casa muito maltratado e com a pata quebrada.Assim que ficou bom, Jake entrou para o treinamento de cães de resgate e se tornou um dos 200 cachorros da equipe de busca e salvamento certificada pelo governo dos Estados Unidos. "Uma  lição para as pessoas que costumam abandonar seus animais "

WILLIE
Em Denver, nos EUA, o papagaio Willie foi responsável por salvar uma garotinha que havia engasgado durante o café da manhã. Megan Howard, dona da ave, havia deixado o local em que estava a criança no momento do acidente. Ao perceber que a garotinha estava engasgando, Willie começou a agitar as asas e a repetir as palavras "mama" (mamãe) e "baby" (Bebê). Alertada a tempo, Megan conseguiu ajudar a menina. Pelo gesto, Willie foi condecorado pela Cruz Vermelha e recebeu um premio especial para animais que salvam vidas.

Os heróis desta vez são os golfinhos da costa da Nova Zelândia, que salvaram de um tubarão branco um grupo de nadadores. Alguns salva-vidas estavam treinando em uma praia perto de Whangarei, no norte do país, quando viram um tubarão de três metros. Nesse momento, cerca de seis golfinhos apareceram e começaram a perseguir o tubarão. Os golfinhos permaneceram em volta dos nadadores cerca de 40 minutos, fazendo com que os nadadores ficassem juntos, até que conseguissem voltar á praia. De acordo com os salva-vidas, os golfinhos estavam agitados e batiam repetidamente a cauda na água, provavelmente para tentar impedir que o tubarão se aproximasse.



Como se vê são inúmeros casos de heroísmo animal em que o grau de altruismo chega ao nível de total desprendimento a ponto de colocarem em risco a própria vida em benefício do outro.

Portanto fica aqui o apelo àqueles que maltratam, abandonam ou se acham superiores aos animais : coloque a mão na consciência antes de praticar seu próximo ato irresponsável de abandono ou violência contra um animal colocando-se no lugar dele. Isso se chama empatia, algo que os animais já provaram que sentem.... E você, sente ?


http://www.upuniversosparalelos.com.br/12upanimal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário