AS VEZES PERGUNTAM-ME PORQUE INVISTO TANTO TEMPO E DINHEIRO FALANDO DE AMABILIDADE PARA COM OS ANIMAIS, QUANDO EXISTE TANTA CRUELDADE ENTRE OS HOMENS...AO QUE EU RESPONDO : ESTOU A TRABALHAR NAS RAÍZES ! (GEORGE T. ANGELL)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

WSPA promove passeata virtual contra matança de cães para controle da raiva



Uma passeata virtual de cães, promovida hoje (24/01), pela WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) prevê a adesão de até 100 mil internautas em todo mundo. Os participantes escolherão os animais para dar nome e uma coleira vermelha. O ato tem por finalidade chamar a atenção do público para o fim da matança mundial de cães na luta contra a raiva animal.
A campanha "Coleiras Vermelhas" promove a vacinação como alternativa à crueldade cometida contra os animais para controle da doença. Segundo dados fornecidos pela WSPA, cerca de 20 milhões de cães são desnecessariamente sacrificados em tentativas ineficazes de controle da raiva no mundo. O diretor de campanhas internacionais da entidade, Ray Mitchell, diz que matar não é a solução. "A vacinação em massa dos cães poderá combater esta doença de forma tão eficiente quanto humanitária", declara.
 
A WSPA promove campanhas de combate à raiva em diversos países, onde a doença era endêmica e muitos animais acabavam sacrificados. Conforme a entidade, o programa realizado em Bangladesh teve grande sucesso, sendo que mais de 70% da população local de cães recebeu a vacinação e uma coleira vermelha que servia para demonstrar que estava imunizado. Em Bali, na Indonésia, outra campanha de sucesso com o mesmo objetivo vacinou 210 mil cães, reduzindo significativamente as incidências da doença, tanto no animal quanto no homem.
 
No Brasil a doença está parcialmente controlada, devido aos programas de vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, alguns Estados, porém, registram casos da doença, sendo cerca de 70 incidências anuais, concentradas principalmente no Nordeste, no Norte e em alguns estados da região Centro-Oeste. Na capital paulista não havia registros de casos de raiva há 30 anos, mas no último dia 17 a imprensa divulgou a morte de um gato, que pode ter contraído a doença de um morcego.
 
Para aderir à campanha virtual promovida pela WSPA, basta acessarhttp://www.wspabrasil.org. No website, o internauta escolhe um cão, dá um nome a ele, informa o país de origem, insere a coleira vermelha e compartilha o manifesto em rede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário